terça-feira, 20 de agosto de 2013

Leituras

A faculdade tirou-me a vontade de ler.

Até ao passado ano, ler era comigo. Ia tudo: literatura da pesada, da mais fraquita, romances, policiais, portugueses, estrangeiros, enfim, ler nunca foi um problema. E ao contrário do que vejo a maioria das pessoas fazerem (corrijam-me se estiver errada), nunca deixei as leituras leves para o Verão. Pelo contrário, sempre optei por deixar os livros mais pesados para a altura do Verão, que assim não tenho a cabeça tão ocupada com coisas da escola e posso concentrar-me mais nos livros que assim o exigem.

Mas este ano foi diferente, e a tragédia abateu-se sobre esta mente, outrora tão culta e dedicada, tornando o meu cérebro do tamanho de, sensivelmente, uma ervilha. A vontade de ler foi-se. Sumiu. Desapareceu. Ardeu no inferno e não voltou. E isto é triste, meus amigos.

Desde Setembro (de DOIS MIL E DOZE) li TRÊS livros, dos 2089 que tenho na minha lista de leitura, que vai sendo constantemente renovada (ultimamente só tem crescido, porque não há maneira de dar vazão a tanto livro que vou acrescentando). Isto é grave, é triste e absolutamente deprimente.

Um dos meus planos no Verão é sempre ler. Ler muito e ler com qualidade. Desde o início de Julho li pouco mais de 100 páginas de um livro. E tenho mais três, de peso, à espera na mesa de cabeceira: Gabriel Garcia Marquéz, Charlotte Brontë e Carlos Ruiz Zafón. Por este andar, desconfio que vou chegar ao fim do curso e eles ali, com uma bela camada de pó em cima e manchas castanhas típicas de livro velho que não é tocado desde o século passado.

A culpa é da faculdade! Obriga-me a ler o ano inteiro e depois dá nisto.

Se alguém souber de uma farmácia onde se compre paciência e vontade de ler agradeço que me informe. Com urgência. Obrigada.

2 comentários:

  1. Ahaha :P eu este Verão também ainda só li um livro! Que vergonha! Já comecei outro mas não me está a cativar x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que isto é um problema nos alunos da FCS! Já mais colegas se queixaram do mesmo :P

      Eliminar