sexta-feira, 25 de julho de 2014

A miséria não tira férias

Estamos, eu e os meus pais, de férias, como é nosso hábito nesta altura. Não somos pessoas de grandes luxos, e a nossa carteira também não nos permite tal coisa, mas, apesar de todas as contrariedades da vida, temos tentado, todos os anos, vir passar uns dias fora. Faz-nos falta o calor e os dias longos de praia, coisa que, onde moramos, acontece meia dúzia de vezes durante o Verão. Viver no Norte tem destas coisas.

Um dia destes fomos dar um passeio à noite, visitar o centro da cidade, ver a animação nocturna e o regabofe típico das noites quentes e abafadas. O povo todo na rua, os cafés que se estendem até ao mar, artistas de rua cantando um flamengo, meninas em trajes menores que nos tentam persuadir a ir até determinado bar, são coisas comuns que aqui se veem, e é impossível não gostar disto, deste descanso, desta despreocupação que baixa em nós durante as férias.

Enquanto passeávamos não pude, porém, deixar de reparar num homem sentado no chão encolhido, alheio à confusão à sua volta, com um pedaço de cartão arrancado de uma caixa de pizza gordurenta que alguém deitou fora e que dizia “Não tenho trabalho”. Que murro no estômago. Tudo à nossa volta em festa, e o homem, envergonhadíssimo, com um cartão e um copo a pedir esmola.

A minha vontade era de abrir a carteira e dar-lhe todo o dinheiro que tinha que, não sendo muito, certamente era mais do que ele via há muito tempo e dizer-lhe que vai tudo correr bem, que às boas pessoas a sorte não tarda em chegar. Saber que ele é boa pessoa é apenas um daqueles muitos instintos que o ser humano tem. Dei-lhe todas as moedas que tinha e recebi de volta o maior sorriso de gratidão e um “obrigado” sincero como há muito não ouvia. É tão simples fazer alguém (um pouco mais) feliz.

5 comentários:

  1. É muito bom fazer algo por alguém. Um pequeno gesto faz sempre a diferença.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bonito gesto. Parabéns pela sua humanidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiz mais que o meu dever :) quero que me trates por tu!

      Eliminar
  3. Que magnífica! Há pequenos momentos que revelam a nossa personalidade, e a tua é magnífica.

    ResponderEliminar