quarta-feira, 13 de março de 2013

Expedição aos produtos de limpeza

Ora, como aqui já referi, sou eu própria que faço a limpeza do meu quarto, primeiro porque já tenho idade para saber limpar e viver num local higiénico, e segundo porque os meus pais não são ricos e acho que ainda levava uma bofetada se ousasse, sequer, pedir-lhes que pagassem a alguém para limpar o meu espaço. Eu que me desenrasque, e acho muito bem que assim seja (obrigada, pais, por fazerem de mim uma pessoa responsável e autónoma).

Como já vos disse, a minha senhoria faz a limpeza às partes comuns da nossa casa (que é para não acabarmos à batatada e a arrancar cabelos umas às outras quando os planos de limpeza não fossem cumpridos) e, simpática como é (é mesmo), disse que, se eu precisasse, poderia usar os produtos de limpeza que ela tem lá pela despensa.

Assim, e com o objectivo de manter asseado o meu ninho de estudo, fui surripiando os ditos produtos de vez em quando e dei uma de dona de casa. Mas a tragédia abateu-se sobre mim quando, um dia, fui lá buscar o maravilhoso Pronto anti-estático e o desgraçado estava vazio. E fui eu que o esvaziei, porque nunca vi a D. X a pegar no dito cujo (e muito menos as minhas colegas - cof cof). Desta forma, e uma vez que aquilo é realmente maravilhoso (cheira bem, limpa melhor, deixa tudo a brilhar e evita que o pó se agarre durante mais tempo - é fantástico!), lancei-me na busca por um Pronto anti-estático só meu.

Certo dia, depois das aulas, lá fui eu até ao Continente, que é bem pertinho da minha porta, e dirigi-me imediatamente ao corredor dos produtos de limpeza. Um novo mundo apareceu diante dos meus olhos sob a forma uma panóplia infindável de produtos até agora desconhecidos: com cheiro, sem cheiro, ecológicos, verdes, azuis, cor-de-rosa, para madeira, tijoleira, aço inoxidável, específico para cozinha, casa-de-banho, exterior, desentupidor de canos, extra brilho, remoção eficaz de gorduras, com líxiva, sem lixívia, para usar directamente sobre a esponja ou misturar com água, líquido, em gel ou pó e até vegetarianos (!!!). A lista nunca mais acaba. Ignorando todos os gritos desesperados de "compra-me, eu é que sou bom e vou limpar como tu queres", chamei um senhor com a camisola do Continente por perto e disse-lhe o que queria. O diálogo que se seguiu foi mais ou menos assim:

Senhor: - Então, mas quer óleo de cedro ou um líquido de limpeza normal?
Eu: - Quero um Pronto anti-estático que é um frasco grande castanho e com tampa amarela.
Senhor: - Entendo. Portanto, um líquido de limpeza. Mas temos alguns Prontos que têm óleo de cedro. Nunca notou um cheiro amadeirado quando limpa?
Eu: - Não, ele cheira bem por acaso. É castanho com tampa amarela.

O senhor começa lá a escarafunchar na prateleira e tira uma data de frascos, aparentemente todos muito parecidos.

Senhor: - Ora bem, temos estes aqui. Este é só 3-em-1, limpa, protege e cuida. Depois temos este que é 5-em-1, que também restaura e elimina manchas e preenche as picadelas da madeira. Depois temos estes para madeiras claras, madeiras escuras blá blá blá. Não me sabe dizer qual a madeira que pretende limpar? Ou se deseja algo mais geral, que dê para tudo?

Olhei para ele com um ar muito parvo.

Eu: - Eu só quero um Pronto de frasco castanho para limpar os móveis do meu quarto, que são claros.

O homem lá olhou com um ar muito pensativo para os frascos todos e já ia começar a repetir a lenga-lenga toda, quando eu lhe arranquei o mais parecido com o que queria e disse "Deve ser este". E vim-me embora. Escusado será dizer que saí de lá esgotada de tanto pensar qual o produto ideal para o tipo de madeira que habita o meu quarto.

Alguma vez se aperceberam da oferta que existe nestas coisas? Se isto é assim nos produtos de limpeza nem quero imaginar quando um dia me decidir a ir explorar o corredor dos produtos congelados, ou dos queijos, ou dos enchidos, ou dos iogurtes, ou dos produtos especiais importados, ou das bebidas alcoólicas.

E eu que pensava que já dominava o Continente, que era "a minha cena". Parece que não. Ainda tenho muito para aprender (e explorar).

PS: Acho que o Pronto que eu escolhi era o tal que eu queria mesmo. A embalagem não era exactamente igual, mas o cheiro e textura eram, por isso vou assumir que era o mesmo conteúdo mas com uma cara nova.

1 comentário:

  1. Ahahaha, adorei ler!
    Sim, há todo um mundo de produtos de limpeza, perdemo-nos com isso;)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar