domingo, 4 de agosto de 2013

Agora para algo mais sério

Apesar de os meus posts terem sempre um pouco de brincadeira e malvadez à mistura, também reconheço quando devo ser mais séria e alertar-vos para certas coisas.

Ainda no âmbito do último post, há duas coisas importantes que aprendi no curso de Primeiros Socorros e que penso serem importantes partilhar convosco. A saber:

1. Quando alguém tem aquilo a que vulgarmente chamamos de "quebra de tensão", o senso comum ordena que lhe demos um copinho de água com açúcar. Tudo muito bem. E se a pessoa for diabética? Pois. Tem havido vários casos de pessoas diabéticas que ficam com lesões graves porque, num caso desses, não lhe é administrada glicose. Em caso de dúvida, dêem SEMPRE açúcar ao indivíduo, mesmo que este seja diabético. É muito mais grave a falta de açúcar do que excesso do mesmo. No caso de a pessoa já estar mais para lá do que para cá, esfreguem açúcar (façam uma papa com umas gotas de água) nas bochechas da pessoa, para que a absorção seja mais rápida.

2. Se alguém tiver um ataque epiléptico, NUNCA tentem segurá-lo/a, impedindo os seus movimentos. Há uns tempos morreu um jovem que teve um ataque epiléptico porque alguém lhe segurou na cabeça e, com a violência do ataque, o rapaz partiu o pescoço (pelo menos foi o que disse o senhor que nos fez a formação). Também não lhe coloquem nada na boca (embora isto aqui já seja mais usual de se ouvir e a maioria das pessoas sabem).

Tenham atenção que eu não sou médica (ainda) e isto não é um consultório médico, portanto, em caso de dúvida, liguem sempre para o 112. Isto são apenas duas coisas que achei importante partilhar convosco, porque nem eu própria sabia, e faria o contrário caso me visse nessa situação.

E agora voltamos ao tom do costume.


Sem comentários:

Enviar um comentário