quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Litros de Sangue

Vocês não me conhecem assim tão bem, mas posso dizer-vos que apesar de toda esta malvadez que faço transparecer por aqui, eu até sou boa menina e gosto de ajudar os outros (mas só as vezes).

Quando fiz 18 anos, o que já vai há uma eternidade, decidi que ia dar sangue. Depois acobardei-me um bocado e quando lá fui pela primeira vez inventei uma doença qualquer que tivesse tido na última semana para o questionário e fui recusada como dadora. Coloquei o semblante mais desolado que consegui, embora por dentro estivesse a esfregar as mãos de felicidade e a proferir um riso maléfico, e vim embora. Cheguei a casa e a minha consciência resolveu dar sinais de vida e dizer-me que era imperdoável a minha má acção e conduta. Lá andei a matutar no assunto, a fazer investigação ao tamanho das agulhas, às litradas de sangue que ia perder, quais os efeitos secundários e se alguém alguma vez tinha morrido no decurso de uma generosa dádiva de sangue, e comecei a preparar-me mentalmente. Posto isto, e depois de ter concluído que eram mais macaquinhos no sótão do que outra coisa, enchi-me de coragem e lá voltei umas semanas depois.

Correu tudo muito bem da primeira vez que fui dar sangue, embora tenha uma história engraçada sobre o que aconteceu depois, mas isso fica para o outro post. A partir daí tornei-me dadora de sangue, pelo menos até chegar ao segundo ou terceiro ano deste curso, altura em que me vão recusar por ser estudante de Medicina (Oi?). Não custa nada, é só uma pica e ainda saímos de lá com um lanchinho à pala (que ninguém nos quer ver a falecer depois de sair) e com menos para aí meio quilito em cima da balança. Só vantagens.

Assim, e porque acho importante sermos dadores de sangue, venho partilhar convosco este evento:



Amanhã, dia 16, irá decorrer no Marshopping, em Matosinhos, uma dádiva de sangue e inscrição para a base de dados mundial de dadores de medula óssea, bem pertinho de minha casa. Eu, em princípio, passarei por lá, não para dar sangue, porque dei em Junho, mas para me inscrever na base de dados de dadores de medla, coisa que há muito quero fazer, mas ainda não tinha tido disponibilidade. Isto é, se não me recusarem. Podem ver mais informações aqui.

Dar sangue é importante. O sangue é um dos componentes biológicos que só pode ser obtido por recolha directa de outra pessoa, e portanto, é nosso dever contribuirmos com o nosso bracinho e um pouco do nosso tempo. Fácil, rápido e eficaz, não custa nada!

Se não puderem ir amanhã mas tiverem ficado interessados em iniciar esta nova etapa da vossa vida, podem sempre consultar o site do IPST e informar-se de todos os sítios onde podem dar sangue, aqui. Existem também campanhas de dádiva em unidades móveis (uns autocarros cheios de pinta, com umas macas bem confortáveis, consultório todo XPTO, um mimo, digo-vos!), por isso é só quererem! E não arranjarem desculpas como eu...

Boas dádivas!


6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se sabes de algum site que ofereça materiais para os estudantes do 12° ano se prepararem para as provas de ingresso. E afinal, como você se preparou para as provas? Achou muito dificil?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bianca!

      Não conheço nenhum site que ofereça os livros sem qualquer custo. No entanto podes sempre procurar os livros que necessitas em 2ª mão, que são bastante mais baratos. Existem também campanhas de troca de livros, vi noutro dia na televisão. É uma questão de procurares! :)

      Quanto às provas, tenho muito que falar! Repeti os exames durante alguns anos até conseguir entrar o curso que queria. Nunca tive más botas nos exames, mas não eram suficientes, e por isso fui repetindo!

      Qualquer dúvida podes enviar-me um e-mail :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Adoro o teu blog! Também gostava de ir para Medicina, portanto acho tudo o que escreves muito interessante. :) Acabei agora o 12 ano mas vou ter de ficar mais um ano a fazer melhoria porque não consegui o mínimo no exame de Biologia... enfim. Triste.

      Quanto a doar sangue, é algo que gostava de fazer, assim que fizesse 18 anos. Mas as agulhas e eu... diz-me, quão grande é a agulha? Dói? Quanto tempo demora? Se eu tiver, por exemplo, rinite alérgica, hipotiroidismo... posso doar sangue?

      Obrigada e desculpa o testamento! :)

      Eliminar
    3. Olá miúda ;) fico feliz que queiras ir para Medicina, é bom ter colegas novos! Não te preocupes muito por não teres conseguido entrar já, eu também só entrei à terceira e estou muito bem assim :) o importante é não desistires se é mesmo isso que queres! :)

      Relativamente à dádiva de sangue, eu também era um pouco medricas, mas depois concluí que não é preciso ter assim tanto medo. É como se fôssemos fazer uma análise ao sangue, é so uma pica e depois ficar a abrir e fechar a mão durante 10 ou 15 minutinhos e já está! E então se respirares fundo é que não custa mesmo ;) quanto às doenças não te posso esclarecer acerca de todas, mas é um questão de falares com o teu médico de família, ele seguramente saberá responder a todas as tuas dúvidas. Também podes contactar o IPST, eles de certeza que também te esclarecem! :)


      Passa por aqui sempre que quiseres, és muito bem vinda!

      Eliminar
    4. Admiro bastante a tua persistência. Eu não conseguia fazer isso, de ficar 3 anos a fazer melhoria para tentar entrar em Medicina. Acho que, se não conseguir este ano... escolho outra coisa que goste. Nem sei. O facto de ter de ficar mais um ano já foi para mim um "desespero". Sinto que estou... não sei... a perder um ano da minha vida. E espero que valha mesmo a pena! O curso assusta-me um bocado. Tenho receio de não ser aquilo que estou à espera e de não conseguir. Mas enfim. Espero que corra tudo bem. E muitos parabéns mesmo pela tua persistência! É incrível! :) Em que Faculdade estás a tirar o curso?

      Eu sou MUITO medricas no que toca a agulhas espetadas no meu corpinho. Mas sinto que é algo que devo fazer. Não sei... eu faço análises muitas vezes por ano. Acho que já me habituei. Mas a agulha não é tipo muito maior? Mais grossa? É isso que me assusta, hahaha. Que parvoíce, eu sei.

      Eu não tenho propriamente médico de família... grande falha, eu sei. Mas vou então averiguar essa questão. Obrigada! :) E claro que continuarei a passar por cá! Adoro o teu blog! Tenho é pena de ires ter de aturar os comentários de uma chata como eu durante (provavelmente) muito tempo. :) Ehehe!

      Eliminar
  2. Nunca penses que estás a perder um ano :) eu também pensava isso, mas a verdade é que os dois anos que passaram serviram para muita coisa! Embora não tenha entrado logo no curso que queria, passei dois anos num curso fantástico, onde fiz amigos para a vida e aproveitei imenso! Se pudesse reviver esses dois anos novamente, nem pensava duas vezes! Eu estou a estudar na UBI, na Covilhã. Sim, o curso é difícil, e é ainda mais difícil estar longe de casa, mas vale a pena. É fantástico e eu estou a adorar o curso, por isso, se também é isso que queres não desistas ;)

    A agulha é exactamente igual. Aliás, antes de tirarem sangue para o saquinho da dádiva, tiram sempre dois ou três tubos para análises, por isso podes ver que é exactamente a mesma coisa, não custa nada ;)Força! :P

    Obrigada por passares por aqui, tenho muito gosto em ler os teus comentários durante o tempo que quiseres passar por aqui! :D é sinal de que as pessoas gostam do que escrevo, e isso é muito bom ;)

    ResponderEliminar