quarta-feira, 27 de março de 2013

O Governo e as declarações

Após quatro dias de exclusão blogosférica (depois de uma avaria no computador que só reafirma o meu horror pela informática), estou de volta, ilustres leitores, para alegrar o vosso dia falando acerca das minhas inutilidades médicas.

Provavelmente já terão lido esta notícia. Ainda não estou no meio médico a exercer, e posso até nem entender verdadeiramente o que estas declarações implicam, mas gostaria que alguém me esclarecesse algumas dúvidas que pairam na minha cabeça. Especialmente porque eu, aluna do primeiro ano, longe de acabar o curso e muito menos de exercer, já fui presenteada algumas vezes com os referidos produtos dos senhores delegados de propaganda médica.

Em Dezembro fizemos dois estágios: um em hospital e outro nos centros de saúde. Não fizemos nada de jeito, basicamente andámos atrás dos médicos a ver como as coisas são feitas e como funcionam os "bastidores", etc e tal. Mas a verdade é que, várias vezes durante essas duas semanas, fui percebendo o que está por trás daquilo que nós achamos que é o dia-a-dia num centro de saúde/hospital. Assisti, por diversas vezes, a reuniões à hora de almoço, antes ou depois do serviço, com inúmeras personagens que, vim depois a saber, eram, nada mais nada menos, do que delegados de informação (ou propaganda, como queiram) médica. E a verdade é que também eu fui apanhada pela febre desses senhores: recebi lápis, blocos, marcadores e outros artigos de papelaria. E gostei.

A questão que eu aqui coloco é: será assim tão importante declarar o valor dos objectos recebidos? Não deveria o governo esforçar-se por, em vez de exigir a declaração dos valores, exigir a declaração do nome das farmacêuticas que nos "subornam" com estes bens? Porque, para mim, meus caros, o core da situação é esse mesmo. Sinceramente, acho um pouco ridículo declarar coisas que valem 10 ou 20 cêntimos, mas o motivo por detrás disso, esse sim, acho verdadeiramente importante ser declarado. Sei bem que isto não é possível, e politiquices e economias não são comigo, mas já ando neste mundo há 20 anos e, nos poucos meses de estudante de Medicina que levo, já consegui entender que a saúde é, acima de tudo, um negócio. Para os médicos, para os hospitais e, sobretudo, para as farmacêuticas, as malvadas. E como qualquer outro negócio, gira à volta de dinheiro, de promessas disto e daquilo. E não é muito difícil concluir que muitas das situações ocorridas no meio médico são movidas por outros interesses que não a saúde dos doentes. E é feio admitir, mas é a verdade. E não é o mais correcto para com os doentes, mas é a verdade também. E todo o ser humano gosta de receber presentes de vez em quando, e pode acontecer que acabe por se esquecer daquilo que é a verdadeiramente importante na sua profissão: colocar os doentes acima de tudo e sempre, em qualquer circunstância, atender ao que é melhor para eles, seja em termos de composição química de um medicamento propriamente dito, ou em termos do preço do mesmo, que muitas vezes é um impeditivo à sua compra. Valerá assim tanto a pena esquecer-se destas coisas tão importantes para receber não sei o quê?

Certamente que é muito apelativo mas... Será correcto?



2 comentários:

  1. Não me parece correcto, mas é o que se passa na realidade. A saúde é, verdadeiramente um negócio e os utentes são deixados em segundo plano.

    ResponderEliminar
  2. ó filha quando me passares 300 receitas de anthrax pó piolho ou de nickles batatoides tens garantida uma viagem às berlengas e dramanina suficiente pra meia viagem

    se fores para uma especialidade das graúdas ou receitares bué de medicamenta de marca
    tens direito a ir a um con gresso nas bahamas para torrares as mamas se estivermos no eurro

    se estivermos no escudo só te arranjo um con gresso em Podgorica sem direito a mala de viagem e sem vales de compra de bikinis da zara

    26 postes bolas deves passar poucas receitas

    ResponderEliminar