sexta-feira, 22 de março de 2013

Rescaldo

Após uma semana intensiva de exames, está na altura de fazer um balanço daquela que foi, até hoje, a semana mais intensiva da minha vida. Foram horas seguidas de estudo todos os dias, no mínimo 12, noites mal dormidas e muito, muito stress. Assim, ficam aqui algumas recomendações para quem, como eu, se aventurou num curso que tem mais areia do que a nossa camioneta consegue aguentar. Algumas consegui cumprir, outras nem por isso.

1) Realizar actividades e pausas anti-stress -  Com tão pouco tempo disponível e matéria que nunca mais acaba, é importante ir fazendo umas pausas de vez em quando para descomprimir um pouco. No meu caso, as minha actividades resumiram-se a fazer limpeza. Sim, leram bem. Volta e meia, quando já não conseguia ler nem mais uma palavra, sacava uma de dona-de-casa e aqui vou eu: uma esfregadela aqui, uma limpeza rápida de pó, estender umas roupas (no estendal por baixo da minha janela, o que serviu também para apanhar algum ar na cara), entre outros.

2) Sair de casa uma vez por dia - Segunda-feira tive exame logo pela manhãzinha. Cheguei a casa à hora de almoço e só voltei a sair quarta-feira à tarde. Má escolha. Achei que ia dar em tolinha. Assim, na quinta não me armei em esperta, e à hora de almoço, fui à mercearia do outro lado da rua só para saber o que era não hibernar durante tanto tempo seguido.

3) Comer em condições - Este foi, talvez, o ponto mais crítico da semana. As minhas refeições são sempre relativamente saudáveis. Como sempre sopa e comida normal. O problema está na espaço entre as grandes refeições. Enfardei tanta porcaria que até dói só de pensar. A saber: aniquilei um frasco inteiro de Bocadelia de frango; para juntar à Bocadelia, claro está, pãozinho. Um pacote inteiro de pão de forma, ainda por cima daquele branco, sem côdea, com a farinha mais refinada que existe e sem uma grama de fibra; Sobremesas doces: todas as santas refeições eu comi doces! Pudins, panacotas do Continente, bolachas, o que vocês pensarem, eu comi tudo. Só não tinha guloseimas cá no armário, senão também iam num instante. Mas fui forte e resisti a comprá-las (*clap clap*). Depois desta semana dieteticamente destrutiva acho que vou ter que fazer uma dieta Detox para a semana. E acho também que vou esconder a balança durante, pelo menos, duas semanas.

4) Não abusar do café - Já fui mais pessoa de café. Entretanto enjoei, mas o meu corpo continua cafeino-dependente, e eu tenho o dever de o alimentar. Assim, ultimamente tenho-me vingado na Tofina, a mistura perfeita cevada com cafeína. Perdi a conta à quantidade de canecas que bebi esta semana.

5) Dormir as horas suficientes - Esta semana tentei sempre dormir as 8h estipuladas pelos deuses do sono. O problema é que o meu cérebro, em vez de desligar quando eu quero dormir, fica activo e aos saltos, a tentar rever 1001 coisas estudadas durante o dia. Eu bem tento esvaziar a minha mente, mas é humanamente impossível. Esta noite dei por mim a falar durante o sono. E o que dizia eu? Pois bem, recitei todas as artérias e mais algumas que tinha que saber. E dei por mim também a sonhar com músculos, com nervos, com regiões cervicais e outros que tais.

6) Manter a calma - Este ponto nem merece discussão porque, enfim, quem por cá já passou sabe o que é e sabe como é impossível manter a calma e a sanidade mental. Acho que só me faltou trepar paredes, mas pronto.

7) Ligar à mãe antes dos exames - Mãe, obrigada por me teres aturado esta semana inteira. A minha mãe, que, como aqui já referi, é a melhor mãe do mundo, esta semana deve ter sofrido ainda mais do que eu. Liguei-lhe tantas, mas tantas vezes a chateá-la, a incomodá-la durante o horário trabalho (e durante a qual está expressamente proibida de usar o telemóvel), enquanto dormia e até enquanto jantava ou tomava banho na paz do Senhor. E sempre para dizer a mesma coisa. Acho que ela se deve ter cansado tanto que me aturar que merece, na próxima semana, que a recompense por tudo o que passou. Mãe sofre...

Para os mais novos, se é que os há, que lêem isto, SIGAM ESTAS RECOMENDAÇÕES À RISCA, podem salvar a vossa vida (a sério).

Posto isto, acho que vou dormir. Dormir como se não houvesse amanhã. Dormir como quem está de FÉRIAS!!!

Bom fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário