sábado, 19 de julho de 2014

O 3º ano

O 2º ano mal acabou e eu só me consigo concentrar no terceiro que aí vem. Defeito meu, que sofro por antecipação, que me preocupo com as coisas que só vão acontecer daqui a muito tempo.

O terceiro ano é assustador. Desde que cheguei a esta faculdade que não houve um único dia em que não tenha ouvido discursos do género:

"Espera até chegares ao terceiro ano";
"O terceiro ano é que é f*dido";
"Se te preocupas assim agora, quando chegares ao terceiro atiras-te da ponte";
"Quanto tiveres que estudar os fármacos todos vais ficar tola";

Queria conseguir desligar, com a certeza de que, se outros já o fizeram antes, também eu sou capaz. Afinal, eu já concluí, com sucesso, dois anos do curso de Medicina. Caramba, isso deve querer dizer que, afinal, não sou assim tão burra quanto penso.

Mas depois olho para as estatísticas e verifico que 1/4 do actual terceiro ano chumbou. Bons alunos, alguns até, provavelmente, melhores que eu, que enfrentaram o monstro e não venceram, foram comidos vivos pelas negativas, pelas reprovações, pela vergonha que é ter que assumir "Eu chumbei". E sinto-me pequenina, ansiosa, assustada, sem vontade de enfrentar o que aí vem e ficar de férias para sempre.

Que medo que tenho.

2 comentários:

  1. Tem calma. Eu sei que não é comparável, mas também diziam que a matemática de 12º ano era um bicho papão. Chegamos à primeira aula e deparamo-nos com o mesmo numero de repetentes que de alunos vindos do 11º ano. Fiz matemática, com um pouco mais esforço do que havia feito nos anos anteriores, mas fiz, enquanto existem repetentes que ainda lá ficaram...
    Não é comparável, mas dou o exemplo para te dizer que com esforço tudo se consegue. Também sofro por antecipação, mas temos de acreditar que somos capazes!

    R: obrigada
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Começa já a dar com os fármacos na veia, assim quando lá chegares já os conheces :P

    ResponderEliminar