sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mitos médicos

Têm-me chegado até aos ouvidos umas quantas barbaridades que são ditas acerca dos médicos/aspirantes a médicos. Vamos, então, pôr os pontos nos is, e esclarecer este assunto, doravante designado por "Mitos médicos".

1) Somos todos muito inteligentes

AHAHAH. É a única reacção possível. Desculpem, não quero ferir susceptibilidades nem afirmar-me como a nova Stephen Hawking do século mas, a sério, deixem-se disso, há gente muita burra em medicina. E digo-vos isto com muita franqueza porque é verdade. Infelizmente, este curso está associado a pessoas com grandes notas de entrada, o que não é mentira, mas ter um rico 20 estampado na pauta nem sempre é sinónimo de inteligência. Pode ser apenas sinónimo de marranço, muitas vezes associado a burrice pura. Sim, porque há médicos/aspirantes a médicos que não fazem a mínima ideia do que se passa no mundo, que não vêm as notícias, não lêm os jornais, não lêm livros e não se cultivam. Para mim, inteligência é um todo: é, obviamente, estudar bastante (até porque neste curso é preciso), mas é também fazer toda uma série de coisas que contribuem para a nossa formação como indivíduos, seja ler, seja viajar, seja ouvir as notícias ou ver um filme. Isso é muito importante, e, desculpem desiludir-vos, mas nem todos somos assim.

2) Não temos vida social

AHAHAH nº2. Lamento desiludir-vos novamente, mas nem todos somos ratos de biblioteca. Aliás, para aqueles que ainda andam no meio estudantil, certamente saberão a fama que têm as festas de medicina. São conhecidas pela sua agressividade, pela sua quota alcoólica elevada, pelas suas figuras tristes, enfim, por ser a destruição. Nós não gostamos de queimar neurónios (e pestanas) só a estudar, sempre que podemos sai daí uma festa. E não é uma festinha qualquer, é um festão, uma destruição hepática extrema, capaz de levar qualquer um para ao INEM ao fim da noite. Pois é, amigos, desengane-se quem pensa que, lá por estudarmos o nosso metabolismo e sabermos o mal que o álcool nos faz, deixamos de o consumir. Violentamente.

3) Não temos vida amorosa

Este é outro dos grandes mitos. Vocês pensam "ai coitadinha que está sempre a estudar e não arranja um namoradito para ir dar umas curvas". Seus feios. Informo-vos que mantenho uma relação estável, sólida e duradoura há 2 anos, 7 meses e uns dias, e consigo gerir perfeitamente a minha vidinha tal como ela é. Jealous much? E como eu, muitos outros.

Por isso, como vêem, nem tudo são rosas e isto até nem é aquilo que vocês pensam! Somos estudantes como outros quaisquer, simplesmente vamos ter uma profissão de maior responsabilidade. Vamos lidar com vidas e fazer o que estiver ao nosso alcance para vos ajudar. Por ora, também é importante divertirmo-nos e fazermos tudo aquilo a que o estudante tem direito.

Quando a altura chegar de tratarmos de vós, cá estaremos, e prometo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para termos o melhor desempenho, porque isso, sim, é algo comum a todos os estudantes de medicina: sabemos a nossa importância, e não pretendemos "brincar" com isso. Não se preocupem.


Sem comentários:

Enviar um comentário